sexta-feira, 26 de julho de 2013

Dicas de alimentação para mamães e crianças com restrição alimentar - APLV

A Catarina tem alergia à proteína do leite de vaca (APLV). Quando o pediatra dela me disse para cortar leite de vaca e derivados da minha alimentação pensei que seria super simples. Mas não é assim tão simples! Descobri que basicamente "tudo" possui leite de vaca na composição. Até o tempero que eu usava aqui em casa - Meu Segredo - possui leite em pó na sua composição. E com APLV, tem que ser tolerância zero, como diz meu marido. Nada de leite, é NADA mesmo! Qualquer porção, por menor que seja, provoca reações fortíssimas. 


As mães que tem bebê com APLV sabem que não estou exagerando. No meu caso, a alergia da Nina se deu de forma um pouco mais acentuada, então eu tive que tirar da minha alimentação o leite de vaca e derivados, soja, frutas oleaginosas e farinha de trigo. Já comeram comida japonesa sem Shoyo? Não façam isso, ok?! Bom, no meu caso, quem faz a dieta restritiva sou eu, mas existem muitos casos em que são as crianças que precisam fazer a dieta. Aí sim são necessárias muitas opções para os pequenos. 


Eu comecei a pesquisar opções de alimentos sem leite que pudesse incluir no meu dia-a-dia. Uma amiga me deu a dica do leite de arroz, e foi aí que conheci os produtos da Isola Bio e Jasmine. Tem leite de arroz, aveia, amêndoas, coco e milho. Pessoalmente gostei muito do leite de aveia e do leite de coco. A Isola Bio tem também um substituto para o creme de leite, que é o creme de arroz. Impressionante, é super gostoso! Aqui em casa tenho feito Strogonoff com este creme de arroz e fica muito gostoso. 




Os alimentos para lanchinho também foram difíceis de encontrar. Comia muita fruta no café da manhã e lanche da tarde, mas sabe quando dá aquela vontade de um bolinho, um pão, um biscoito? Pois bem, era aí que batia o meu desespero! 




Tive uma grande ajuda da nutricionista funcional, Camila Ribeiro. Ela me passou uma série de lugares onde eu poderia encontrar vários produtos gostosos, e foi a minha salvação! De todas as dicas, a Casa Santa Luzia foi a melhor para mim. Para quem é de São Paulo, eu recomendo! O segundo piso tem muitas opções de alimentos desse tipo. Encontrei vários tipos de pães super gostosos, sem leite e sem farinha de trigo! Encontrei até brownie e bolo de cenoura, ambos deliciosos! Biscoitinhos de vários tipos, enfim, vale muito a pena.

Abaixo os links que a Camila me passou:

http://www.marilis.com.br/marilis/default.asp (Além da produção própria, eles revendem vários outros produtos de marcas bem bacanas, como a Bem Nutrir, Vida sem Glúten, Santo Dom, Beladri, Grani Amici)


http://www.marilis.com.br/marilis/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=180 (esse pãozinho imita pão francês, mas sem glúten. É muito bom!)

http://diaita.com.br/diaita-produtos.php (Todos os produtos deles são muito gostosos e também tem delivery!!)

http://www.sabordesaude.com.br/ (também é uma padaria sem glúten)

http://www.crekcrek.com.br/produtos.htm (biscoito de polvilho - doces e salgados - são bem gostosos)

http://www.aminna.com.br/1.0/index.php (eles tem pães, biscoitos e uns preparados de farinhas legais para fazer bolos ou pães)

http://www.carobhouse.com/produtos.php (Todos os produtos são deliciosos e mais saudáveis nutricionalmente principalmente o Alfarroba com creme de avelã - sacia aquela vontade de comer doces! E é sem glúten e sem leite!), além dos chocolates 70% cacau e sem leite.

Para quem curte cozinhar, o site http://www.alergiaaoleitedevaca.com.br tem muitas receitas bem gostosas. Pode acessar direto no link de receitas, http://www.alergiaaoleitedevaca.com.br/escReceitas.php


Para quem estiver fazendo dieta restritiva e quiser fazer um acompanhamento de nutrição funcional, segue o contato da Camila:
camila@nutriadequa.com.br - www.nutriadequa.com.br




Um comentário :

  1. Olá. Adorei o blog. O leite de arooz que vc mencionou pode p aplv e soja? Aqui quem faz a dieta também sou eu.

    ResponderExcluir

Curtiu? Aqui tem mais!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...