terça-feira, 22 de outubro de 2013

Minha receita de Caldo de Legumes Caseiro

Esses dias li que os caldos e temperos industrializados estão na lista dos 10 alimentos mais prejudiciais à saúde! Eles possuem altos teores de sódio e glutamato monossódico. A matéria da Super Interessante está aqui na íntegra.

Eu já havia preparado caldo de legumes caseiro para fazer risotos, testei várias receitas, e agora criei uma receitinha deliciosa de caldo de legumes. Eu preparo em grande quantidade, pois coloco tudo em forminhas de gelo, e depois coloco os cubinhos dentro de ziplocks no freezer para não ocupar tanto espaço.




 Para fazer uma receita menor, basta mexer nas quantidades de cada ingrediente. Segue a receita:


3 litros de água
2 cebolas grandes
3 talos de aipo
3 talos de erva doce
3 talos de alho poró
3 colheres de sopa de polpa de tomate
3 cenouras
5 ramos de salsa
3 ramos de cebolinha
tomilho fresco à gosto
sal



Cozinhe todos os ingredientes até que o caldo reduza pela metade - aproximadamente 1h e meia.



Deixe esfriar e bata no liquidificador. Distribua o caldo em forminhas de gelo. Se preferir, passe na peneira, para eliminar os pedacinhos, mas eu tenho feito sem passar na peneira e fica delicioso! Caso opte por coar, não deixe de raspar bem com uma colher para aproveitar o máximo do caldo. Pronto!



Quando congelados os cubinhos de caldo, eu os tiro das forminhas e coloco em saquinhos para não ocupar tanto espaço no meu freezer. 

Aí está! Você agora tem uma caldo de legumes cheio de sabor, e saudável! Eu tenho usado o caldo no preparo das Papinhas da Nina, e elas têm ficado ainda mais saborosas. Além disso, tenho usado no preparo de TUDO aqui em casa!!! O arroz fica maravilhoso, uso também nas verduras refogadas, no purê de batata, na carne moída, e por aí vai!




3 comentários :

  1. Vou fazer! Amei a dica! Bjos tia batata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. faça sim, amada!!! Vai ver que delícia que fica usar esse caldo para fazer o arroz, por exemplo. Fica maravilhoso!!!!

      Excluir

Curtiu? Aqui tem mais!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...