sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Dando banho no recém-nascido

Olá, queridas!

A hora do banho é mais um daqueles momentos muito especiais entre mamãe, papai e bebê. Pode e deve ser um momento muito gostoso, mas claro que com um bebê recém-nascido e tão pequenino, muitas vezes a insegurança aparece. Por isso, escrevi a lista abaixo com algumas dicas de segurança na hora do banho, para que este seja um momento de muito amor e curtição apenas! 





  •  Jamais, em hipótese alguma, deixe o bebê sozinho durante o banho. Parece muito óbvio mencionar este cuidado, mas ocorrem muitos casos de afogamento, onde a pessoa que estava dando banho esqueceu algum item e foi rapidamente buscar, ignorando o perigo desta manobra! Um bebê pode afogar-se em menos de 3 cm de água, e em menos de 60 segundos. Portanto, prepare tudo que vai precisar com antecedência: toalhas, produtos de higiene, fralda e roupas limpas. Se a campainha ou o telefone tocarem e você precisar atender de qualquer jeito, enrole a criança na toalha e a leve com você. 
  • Nunca coloque o bebê na banheira quando ela ainda estiver enchendo, com a torneira ou o chuveirinho abertos. A temperatura da água pode mudar, ou você pode se enganar na profundidade. 
  • Não é preciso ferver a água do banho, a não ser que você não tenha certeza da procedência ou que se trate de água de poço. 

  • No caso de usar misturador ou de esquentar a água no fogão, encha primeiro a banheira com água fria e depois misture a água quente, para não correr o risco de queimar o bebê. Misture bem as duas águas, às vezes um lado da banheira fica mais quente que o outro. Esse tipo de queimadura é mais comum do que se imagina.
  • Cuidado com a temperatura da água. Ela deve ficar morna, e não quente. Estudos mostram que a temperatura de 38 graus ajuda os bebês a relaxar e controlar a temperatura do corpo. 
  •  Para recém-nascidos e bebês de até 6 meses, coloque cerca de 13 centímetros de água (mais ou menos oito dedos), ou o suficiente para acomodar o bebê com água até os ombros. Muitas vezes o bebê chora no banho porque não está coberto o suficiente com água, e fica com frio. Se o bebê já ficar sentado, nunca o coloque com água acima da linha da cintura (na posição sentada). 

  • Ensine desde cedo seu bebê a sempre ficar sentado dentro da banheira, nunca de pé. 
  • Há bebês que se sentem mais seguros e relaxados na posição de bruços. Este era o meu caso com a Catarina: ela chorava muito quando estava de barriga para cima, era só virá-la de bruços que o choro cessava. Verifique se este também é o caso do seu bebê! Eu dava a maior parte do banho com ela de bruços e só a virava para lavar rapidamente a barriguinha.
  •  Não abuse de sabonetes e shampoos. Use quantidades bem pequenas, para evitar que a pele do bebê fique ressecada e sensível. Prefira produtos criados especialmente para bebês, porque eles costumam ser menos agressivos. Um banho só com água já é suficiente para limpar um recém-nascido, a não ser que ele esteja muito sujo de cocô. Evite produtos com odores fortes e feitos para adultos. Aqui no blog, há várias indicaçōes de produtos maravilhosos para a hora do banho do bebê! Veja os posts sobre a linha Granado e Mustela Bebê.
Catarina e eu! Nosso primeiro banho

  • Não deixe o bebê mexer na torneira. Quando pequeno ele não vai nem conseguir virá-la, mas assim ele já vai se acostumando a não mexer. Esse conselho vale especialmente para banheiros com misturador, em que há uma saída só de água quente. 
  • Os recém-nascidos, em especial, perdem calor muito rápido e ficam com frio. Para que isso não aconteça, mantenha o ambiente aquecido, enrole o bebê numa toalha com capuz e o seque rápido, para depois colocar a fralda. Não deixe o bebê muito tempo sem roupa, e depois do banho deixe-o quentinho, numa manta ou com uma boa sessão de colo. 


  • Procure secar o bebê com uma toalha adequada para a pele delicada dele. Até hoje eu dou preferência às fraldas de pano ou toalha de fralda. Adoro as da Paola da Vinci e Silmara, são super macias. E não esqueça de secar bem todas as dobrinhas!
  • Experimente também o banho de balde. É maravilhoso! Eu usava o Washpod, usamos até os 5 meses ca Catarina, depois ela não coube mais...Os bebês recém-nascidos adoram esse tipo de banho de imersão pois os remetem ao ambiente intra-uterino, pela posição encolhidonha que ficam e pela temperatura quentinha.



Espero que as dicas ajudem as mamães de primeira viagem na hora do banho!

Beijokas,
Gi e Nina!

Um comentário :

Curtiu? Aqui tem mais!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...